
• Times de marketing e comunicação.
• Times comerciais, de trade marketing e times de franqueados.
• Times de backoffice que interagem ou suportam a área de marketing, como RH e compras, facilitando a compreensão sobre os processos e demandas da área de marketing, necessária para a realização dos projetos do planejamento até a implementação.
• Agências e fornecedores terceiros que atendem a sua empresa em diferentes demandas.


Como responsável por Comunicação Interna e tenho uma equipe enxuta. Preciso me desdobrar em três para atender todas as demandas das áreas que sempre são urgentes e tenho pouco tempo para me dedicar a fazer o planejamento de campanhas por exemplo.

Gabriela Simões
Executiva sênior de Comunicação e Marketing

Como executiva de Comunicação de empresas multinacionais, enfrentei diversos desafios ao longo da minha trajetória profissional. A natureza enxuta e pouco experiente das estruturas de marketing e comunicação nas empresas muitas vezes resulta em falta de expertise para lidar com questões complexas da estratégia de marca além de impactar na gestão eficiente das diferentes agências a fim de criar de sinergias.
É necessário que haja um linhamento das expectativas dos clientes internos e a construção de briefings claros e precisos para que se consiga alcançar eficácia das estratégias de comunicação.
A dificuldade dos os times comerciais em assimilar o posicionamento institucional para as marcas de produtos é um outro ponto de dor, que pode resultar em inconsistências na comunicação e perda de clareza sobre os valores e objetivos da marca.
